top of page
  • Foto do escritorRita Pereira

5 dicas para criar o seu Home Office

Os últimos dois anos foram, sem dúvida alguma, tempos de mudanças. As nossas interações com a sociedade e com o mundo que nos rodeia mudaram, a nossa forma de viver os espaços mudou, os nossos ambientes de trabalho mudara e foi introduzido um conceito de trabalho que estava ainda muito pouco explorado – o teletrabalho.

Isto levou a que tivéssemos de adaptar as nossas casas a novas vivências e a que nos tivéssemos de adaptar a viver as nossas casas de forma diferente.




E se para algumas pessoas esta adaptação foi fácil e rápida, para outras houve uma grande ginástica de encaixe, de ajuste ao existente e que levou a muita criatividade para conseguir adaptar os espaços para receberem novas funções.

Hoje em dia há muitas pessoas que optam por trabalhar em casa, ou em teletrabalho ou porque decidiram ser empreendedoras e precisam de iniciar a sua actividade a partir de casa, e por isso o conceito de Home Office ganha uma grande importância na organização de uma casa.


"Uma atmosfera de amor em sua casa é muito importante. Faça tudo o que puder para criar um lar tranquilo e com harmonia." Dalai Lama

Eu sendo uma recém empreendedora, que no último ano decidiu criar a sua própria empresa, senti a necessidade de criar um espaço em casa para poder trabalhar e dar os primeiros passos no meu negócio. Por isso, e também para te ajudar a criares um espaço de trabalho em casa onde te sintas bem, confortável, com o qual te identificas e que estimula a tua produtividade, deixo aqui cinco dicas importantes com as coisas mais básicas e essenciais que precisas de saber para montares o teu cantinho de trabalho em casa.

 

1. Escolha adequada do local


Se na tua casa tens uma divisão que não está a ser utilizada para nenhuma função essencial e podes converter toda essa divisão no teu local de trabalho, óptimo. Essa é a solução ideal para conseguires ter um espaço de trabalho isolado e do qual te consegues desligar completamente quando chega o final do dia.

Se pelo contrário, não tens nenhuma divisão isolada onde possas montar o teu escritório, então tens de procurar um cantinho da casa que tenha uma boa iluminação natural e com poucas distrações. O ideal seria um lugar na sala, ou num hall interior amplo e luminoso ou então numa varanda fechada com grandes janelas.

Um espaço com uma boa iluminação natural será sempre o mais desejável, afinal de contas é ali que vais passar a maior parte das horas do teu dia e para além de poupares na conta da luz no final do mês, a luz natural vai trazer-te uma sensação de bem-estar e aumentar a tua energia e produtividade. O nosso ciclo biológico é regulado pela luz do sol e interfere directamente com o nosso ritmo cardíaco e circulatório. Na presença da luz natural, o nosso corpo e mente entendem que estão num momento de actividade e intensificam as suas funções essenciais, aumentando a nossa concentração e a nossa vitalidade e energia.


Por outro lado, importa que seja um local isolado. Quanto mais resguardado for, maior será a tua produtividade pois estarás livre das distrações que estão sempre presentes em casa.

É sabido que se estiveres a trabalhar e no teu campo de visão aparecer, o monte de roupa por lavar ou estender, ou a cozinha desarrumada, ou os brinquedos dos miúdos espalhados pelo chão, não te vais conseguir concentrar no teu trabalho e eventualmente vais-te levantar para ires completar aquelas tarefas domésticas que estão a olhar para ti e interromper o que deveria ser o teu horário de trabalho. Ao mesmo tempo, se este ambiente tiver uma forte presença no vosso espaço de estar familiar, ao fim de semana não te vais conseguir desligar do teu trabalho. Por isso é tão importante encontrares um lugar em casa onde possas instalar o teu Home Office, e concentrares-te no teu trabalho durante o horário que estabeleceres para ti, e desligares-te dele no final do dia.


Se não conseguires criar esse teu espaço isolado, podes sempre recorrer a elementos que criem uma barreira visual e evitem assim as distrações habituais. Por exemplo biombos ou ripados em madeira, estantes que também servem como móveis de apoio para arrumação, ou então montar a secretária num espaço que possas ocultar com portas no final do dia. Aqui a imaginação e a criatividade não têm limites.


Dica extra

Evita montar este espaço de trabalho no teu quarto, uma vez que o quarto deve ser o teu espaço para relaxares, para descansares e teres um sono tranquilo. Se tiveres o ambiente de trabalho dentro do teu quarto, na hora em que te fores deitar vais ter sempre presente esse “ruído” visual, que te vai fazer pensar no trabalho e no stress a ele associado e que com certeza irá interferir com a tranquilidade do teu sono.


 

2. Mobiliário adequado ao espaço


Quando temos a necessidade de criar um espaço de trabalho em casa, a tendência é tentarmos aproveitar mobiliário que já temos, para minimizarmos o investimento. No entanto é importante termos em mente que o espaço tem de ser funcional e harmonioso, por isso devemos ter cuidado para não colocarmos mobiliário nem demasiado grande para o local escolhido que possa interferir com a circulação e dinâmica desse espaço, nem demasiado pequeno que acaba por ser insuficiente para as nossas necessidades de área de trabalho.

Mediante o espaço disponível, devemos escolher secretárias com dimensões adequadas bem como móveis de apoio como estantes, módulos de gavetas e prateleiras, de acordo com as necessidades do nosso tipo de trabalho.

Não adianta sobrecarregar o espaço com mobiliário que não vai ter utilidade só porque ele existe, porque isso só vai trazer ruído ao espaço e fazer com que nos sintamos ainda mais enclausurados.

Por outro lado, se o teu tipo de trabalho exige que tenhas muitos materiais disponíveis como pastas de arquivo, livros, catálogos e amostras, então será importante teres estantes ou prateleiras nas paredes para poderes guardar e organizar estes materiais, evitando que andem soltos e sem lugar definido pois isso irá instalar o caos no teu lugar de trabalho e levará a que percas a concentração mais facilmente.


A escolha da cadeira também é muito importante. Quando nos concentramos muito no aspecto estético do espaço que estamos a criar temos tendência a escolher cadeiras que são muito bonitas mas que depois são super desconfortáveis, nada ergonómicas e aumentam o teu desconforto físico, cansaço podendo até levar a problemas na coluna e dores musculares. Por isso é importante que escolhas uma cadeira confortável mediante a quantidade de horas que vais dedicar ao trabalho, que não seja demasiado grande e depois não te consigas movimentar.

 

3. Ter iluminação complementar


Já dissemos na dica um, que o ideal é o teu espaço de trabalho ter uma boa iluminação natural. No entanto só isto não é suficiente. Uma iluminação adequada no nosso local de trabalho é essencial para a nossa saúde.

Por isso temos de incluir iluminação artifical complementar, seja para compensar locais de trabalho com uma fraca iluminação natural, seja para compensar nas horas em que a luz natural não é suficiente como ao final do dia ou à noite.

Devemos escolher o tipo de candeeiro que melhor se adeque ao nosso espaço de trabalho entre candeeiros de secretária, apliques de parede orientáveis, ou até mesmo candeeiro de pé, com uma luz branca neutra (4500K) que se aproxima mais à luz natural, para nos proporcionar um maior conforto visual.

Uma fraca iluminação vai interferir com o nosso bem-estar, provocar cansaço visual, diminuindo a nossa concentração e capacidade de trabalho.


Dica extra

Nunca coloque o monitor do computador virado para uma janela ou de frente para fontes de luminosidade muito fortes, pois estas irão fazer reflexo no monitor provocando encandeamento visual, para além de projetarem sombras nas nossas costas que nos irão causar algum desconforto. Tente sempre que estes fiquem perpendiculares a janelas ou outras fontes de luminosidade fortes.


 

4. Organização e arrumação


Nada nos desconcentra mais do que o caos, certo?

Há quem diga que se consegue entender no meio da confusão e que esse é o seu sistema de trabalho, mas nada podia estar mais errado. O caos e a desordem provocam-nos stress adicional sem darmos conta, diminui a nossa capacidade de concentração, reduz a produtividade e o nosso foco nas tarefas que desempenhamos.

Segundo o Feng Shui, num ambiente desorganizado o Qi (chi, energia) não flui, fica estagnado, e é por isso que a nossa energia é afectada negativamente quando olhamos para a desordem.

Ambientes organizados e arrumados trazem-nos mais tranquilidade, aumentam a nossa produtividade, ajudam-nos a pensarmos de forma mais clara e objectiva e fazem crescer os nossos níveis de bem-estar e humor.

Portanto, apostem em caixas, cestos, módulos de gavetas, arquivadores, tudo o que vos ajude a manter o vosso local de trabalho arrumado, organizado e limpo.

Tentem esconder os fios elétricos e carregadores em cestas ou caixas para que não fiquem soltos em cima da secretária ou no chão.

Todos estes elementos para além de vos ajudarem a manter o ambiente organizado, irão contribuir para a decoração do vosso espaço.



 

5. Plantas e Decoração


As plantas ajudam a reduzir o stress, aumentam os nossos níveis de felicidade e o sentimento de bem-estar e filtram as energias tornando os ambientes mais leves e saudáveis.

Levem um pouco de verde para o vosso espaço de trabalho com plantas, flores ou cactus, pois para além de todos os benefícios ao nível da saúde estas são um excelente complemento na decoração.

Espaços de trabalho que tenham plantas tornam-se ambiente mais puros, alegres, vibrantes, cheios de energia que influenciam positivamente a nossa produtividade.


Complete o seu ambiente de trabalho com peças decorativas que tenham especial significado para si, fotografias, molduras com frases ou imagens inspiradoras, livros e esculturas, conjugados de forma harmoniosa.

Um ambiente bonito, organizado, limpo e confortável irá ser inspirador e um espaço onde nos iremos sentir bem, felizes e produtivos.


Cuide da sua casa como cuida de si. Ambientes saudáveis e felizes envolvem-nos e ajudam-nos a prosperar na felicidade e na abundância.




imagens @Pinterest



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


@Pinterest

bottom of page